O TOMATE É FRUTA.

Publicado: agosto 4, 2010 em Sem categoria

Preparando um sanduba para me alimentar à noite, parei com a seguinte afirmação em minha cabeça, afirmação que já tinha sido alvo de conversas em algum tempo passado: O TOMATE É FRUTA… foi instantâneo, no momento em que peguei ele, vermelhinho, para distribuí-lo sobre o meu frango, eu pensei. Automaticamente lembrei, que quando criança nunca avancei em um pé de tomate como se fosse o lanche da tarde, o oposto ocorria quando avistava uma mangueira, cajueiro ou goiabeira. Corria para procurar uma fruta para desfrutar ali, no ato.

A nossa percepção era que o tomate era um legume ou verdura, que servia para temperar as comidas e auxiliava no molho, não comíamos o tomate como uma fruta. Pesquisando sobre o tema, descobrir algumas coisas interessantes sobre o tomate que vou contar para vocês.

O tomate é uma fruta ameríndia, originária da América Central e do Sul, área explorada pelos colonizadores espanhóis, que a princípio disseminaram a ideia de que se tratava de um fruto extremamente tóxico.  Somente no século XIX, que o uso torna-se uma prática constante na culinária mundial, mas as primeiras receitas europeias levando tomate datam do século XVIII.

Ele é uma fruta, pois: o tomateiro é uma planta fanerógama, órgão dotado de flor, angiosperma, planta em que as sementes são protejidas pelo fruto e dicotiledônea, onde há folhas que protejem as sementes. Ele  se forma do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando a parte exterma e as sementes, respectivamente, após a fecundação.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C. O licopeno é muito bom para o combate ao câncer,  fortalece o sistema imunológico. Ele é rico em potássio, cálcio e ácido fólico,  excelente para a saúde.

Do meu  sanduíche, que já não existe mais, vislubrei está pequena ideia.

 E você? Já parou e pensou que nem tudo que você acredita é verdade?

Já pensou no seu tomate?

César Batista

About these ads
comentários
  1. Maressa disse:

    muito bom!adorei a matéria! mas independente de ser fruta ou verdura, é gostoso e faz muito bem! :D
    beijo professor!

    • monica disse:

      oi Cesinha,

      Tomate não é fruta, é fruto!
      toda fruta é fruto,mas nem todo fruto é fruta
      os frutos possuem sementes…. tomate,vagem, abacate, laranja, beringela….. todos são frutos, porém costuma-se chamar de fruta os frutos doces
      bks

      • amanda disse:

        chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii essa dai piro tudo é meeeeeeeeeeeeeeessssssssssma coisa
        piro que piro feio em imanera mulher vc é tonta mas nta vai eu achu que vc mais ou menos serta mas ainda acho vc looooooooooooooouuuuuuuuuuuuca e pra caranba

  2. Dicionário Aurélio, “fruto” é um termo botânico que designa um órgão gerado por vegetais que produzem flor, a partir da fecundação e desenvolvimento do ovário. Quanto à fruta, aparece como “designação comum aos frutos e pseudofrutos”.

  3. Ataliba Neto disse:

    E vc sabia que abacaxi é flor e não fruta? *rsrsrsrs

  4. […] qualquer forma, sinto informar que são dois equívocos, tomate não é fruta e o morango, este sim, sempre foi e continua sendo, a despeito do que o professor de […]

  5. o tomate e tambem vegetal i verdura

  6. o tomati ta mais pra fruta ou para verdura

  7. Raphael disse:

    Na minha opinião o tomate é um fruto e não uma fruta.

    SDS

  8. Marcelo disse:

    Todo mundo errado, tomate é o cara que toca guitarra no Programa do Jô.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s